quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Notícias Internet FBI recomenda usuário cobrir sua webcam

Diretor da agência recomendou a todos os usuários com um computador e Internet que cubram a webcam

(CCM) — Atualmente, quase todos os computadores, seja desktop ou laptop, integram uma câmera. No entanto, nem todos tem o conhecimento dos perigos que representa esta janela para a privacidade. Agora, James Comey, diretor do FBI, deu umconselho (em inglês) bastante concreto a todos os internautas: tapar a câmera quando não estiver em uso é uma das ações mais prudentes que um usuário pode fazer. 

A espionagem remota através de tais dispositivos não é apenas relativamente simples, mas bastante comum. Durante uma conferência no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, Comey lembrou a vulnerabilidade dessas câmeras e disse que ele e todos os seus colegas de trabalho escondem a webcam de uma forma ou de outra, a não ser quando o uso da câmera seja estritamente necessário. Os especialistas vão mais longe e recomendam também e, na medida do possível, bloquear o microfone

Tomar tais medidas, como explica o diretor do FBI, não é um sintoma de paranoia, mas simples prudência. Cada vez mais se dissemina o uso de malwares para espiar os computadores e depois usar as imagens para extorquir a pessoa gravada ou simplesmente pelo prazer de violar a sua privacidade. O próprio Edward Snowden explicou que quando ele trabalhava para a NSA espionava aleatoriamente milhares de usuários do Yahoo, diariamente, através do webcams. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário