terça-feira, 16 de junho de 2015

ENEM na USP

Olá estudantes!
Boa notícia para quem sonha em estudar na USP!

A Universidade de São Paulo quer aprovar ainda este ano a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para selecionar parte dos alunos.
O Enem seria usado para preencher 15% das vagas, sempre voltadas para alunos da escola pública.
A instituição divulgou que em 2015 conseguiu aumentar a proporção de estudantes da rede pública de 32,5% para 35,1%. A meta é ter 50% até 2018.
Processo de adoção do Enem
Na verdade, a adoção do Enem tem sido discutida desde o ano passado. Das 42 unidades da USP, 36 já se pronunciaram sobre o assunto e somente duas não recomendaram o exame como forma de inclusão.
A pró-reitoria vai consolidar a proposta para aprovação até junho no Conselho Universitário, instância máxima da universidade. Desse modo, a mudança poderia valer já no próximo vestibular.
Inclusão
Em se falando de inclusão, uma instituição com a importância da USP é sempre pressionada. O sistema de cotas nunca foi adotado, mas eles apostam num sistema de bônus. Alunos de escola pública têm até 20% de bônus; para negros ou indígenas, a bonificação chega a 25%. No total, cerca de 85% dos alunos de ensino médio estão em escolas públicas.
De acordo com Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da universidade, destinar 15% das vagas para o Enem, por meio do Sisu, garantiria que a USP cumprisse a meta com mais rapidez: “As pessoas na universidade entendem que há necessidade de ter um outro mecanismo de ingresso. Todo mundo tem confiança na Fuvest, mas não dá para fazer isso (aumentar a inclusão) lentamente”.
Vamos ficar de olho.
Fonte:  Canal do Ensino.