terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Filsofia - curso pra gente inteligente

Trabuco atual presidente do segundo maior banco privado do país pasmem é formado em filosofia, é isso mesmo, rs

BOAVENTURA SOUZA SANTOS/Profo.Faculdade de Economia de Coimbra

Esta postagem é parte do texto de Wálter Ceneviva - Folha de São Paulo, 16/Junho/2.001

".... O sociólogo português Boaventura Souza Santos, professor da Faculdade de Economia da Faculdade de Coimbra, falando recentemente a esta Folha, verberou a polarização da riqueza em muitos países, inclusive no nosso, em condições parecidas com as dos Estados fascistas tradicionais. Exemplificou com grupos criminosos que substituem o Estado em certas regiões (vide PCC) e com a aprte corrupta da polícia, colaboradora do crime organizado, não se sabendo onde acaba a administração pública e começa a sociedade.
Boaventura lembra a incapacidade de redistribuição da riqueza, permitindo que o capitalismo opere contra o pobre, e não a favor dele. Chama essa situação de fascismo social. Neste país, presidido por um sociólogo, preecisamos meditar sobre as insuficiências gerais e as do direito em particular, afirmadas pelo sábio sociólogo português. Meditar para corrigilas."

> Tive a tardia oportunidade de conhecer a obra de Boaventura Souza Santos na Faculdade de Filosofia através de meu então Professor Dr. Julvan Moreira (hoje professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG) e indico seu livro EPSITEMOLOGIAS DO SUL uma obra fantástica !