sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sobre o aumento de gastos públicos na EDUCAÇÃO

É bem intencionado o aumento de gastos públicos em EDUCAÇÃO para 10% do PIB, aprovado em comissão especial da Câmara. Mas é um equívoco enorme também. Não quebrará o país, como se disse, mas vai exigir maior carga tributária (a margem para novas despesas é ínfima) e pode reduzir o potencial de crescimento. Ou seja, menos emprego, menos renda e menos bem estar, ao contrário do que parece.
Não é o volume de gastos que melhora a educação. O Brasil já despende 5,1% do PIB na área, enquanto é de 4,8% a média dos países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quase todos muito ricos. Segundo as Nações Unidas/UNESCO, nossos gastos superam, como proporção do PIB, os de Japão (3,3%), Alemanhã (4%), Coreia do Sul (4,5%) e Canadá (4,6%). Mesmo assim, no último teste conduzido pelo OCDE/Pisa, ficamos em 53o. lugar entre 65 países em leitura, matemática e ciência. À nossa mfrente estão Colômbia, México, Uruguai, Chile, Tailândia, Turquia e outros países emergentes. A China (Xangai) ficou em primeiro lugar nas três matérias.

(trecho da coluna do ex-ministro Mailson da Nóbrega na Revista Veja)


Percebe-se gente que o grande problema de nosso país é a corrupção, pois se destinamos mais de nosso PIB à EDUCAÇÃO, o dobro ou mais que muitos países ditos grandes, porque sempre ficamos com péssimos índices ? Ou seja desvia-se muito e aplica-se efetivamente muito, muito pouco.