segunda-feira, 18 de julho de 2011

RESQUÍCIOS DE RACISMO*

PRESTE ATENÇÃO NA REPORTAGEM ABAIXO POSTADA DO PORTAL DE NOTÍCIAS 

DA GLOBO E VEJA COMO AINDA EXISTEM PESSOAS RACISTAS NESTE PAÍS (que se diz 

isento de racismo), ISSO CHEGA A DAR NOJO AINDA MAIS POR SE TRATAR DE UM 

REPRESENTANTE DO POVO, ESPERO QUE NENHUM NEGRO EM MATO GROSSO 

VOTE NESTE SENHOR !



O deputado Júlio Campos (DEM-MT) em sessão da Câmara no dia 18 de março (Foto: Luiz Alves/Agência Câmara)O deputado Júlio Campos em sessão da Câmara
no dia 18 de março (Foto: Luiz Alves/Ag. Câmara)
O deputado federal Júlio Campos (DEM-MT) provocou constrangimento na reunião da bancada do partido na Câmara nesta terça-feira (22) ao chamar de “moreno escuro” o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.
Campos lançou mão da expressão ao criticar a eficácia do foro privilegiado destinado às autoridades no país e defender a prisão especial para autoridades, uma das questões polêmicas em debate na reforma do Código Penal, que está prestes a ser votada na Casa.
O ministro do STF, Joaquim Barbosa  (Foto: Agência Brasil)O ministro do STF, Joaquim Barbosa (Foto:
Agência Brasil)
“Essa história de foro privilegiado não dá em nada. O nosso Ronaldo Cunha Lima [ex-deputado e ex-governador da Paraíba] precisou ter a coragem de renunciar ao cargo para não sair daqui algemado, e, depois, você cai nas mãos daquele moreno escuro lá no Supremo, Aí, já viu”, afirmou Campos.
Ao G1, o deputado disse que não desdenhou do ministro nem usou a expressão "com maldade". Ele afirmou que, naquele instante, não lembrou do nome de Joaquim Barbosa.
“Eu falei: ‘o ilustre ministro moreno escuro’, que não me lembro o nome. Não foi com nenhuma maldade. Não foi desdém com ninguém. Foi porque eu não me lembrava”, justificou o deputado.
A assessoria do ministro Joaquim Barbosa informou que ele não irá se manifestar sobre o assunto. Em nota, a assessoria do deputado disse que ele "fez contato" com o chefe de gabinete do ministro "e pediu que sejam passadas desculpas ao magistrado".

MINISTRO DO SUPREMO JOAQUIM BARBOSA

Queria ressaltar aqui duas falas do Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa em entrevista à Revista Veja :

"O sistema penal brasileiro pune - e muito...principalmente os negros, os pobres, as minorias em geral".


"O foro privilegiado foi uma esperteza que os políticos conceberam para se proteger. Um escudo para que as acusações formuladas contra eles jamais tenham consequências. Isso foi feito de maneira proposital".