sábado, 14 de maio de 2016

Países que mais investem em educação no mundo

Vocês sabem quais são os países que mais investem em educação no mundo? Se o Brasil se inspirar neles, teremos grande prosperidade!
No Brasil, a educação é um direito garantido a todos os cidadãos. Entretanto, a realidade é diferente do que está escrito e previsto na Constituição Federal. Ao todo, são mais de dois milhões de crianças e jovens fora da escola. Isso é apenas um retrato do estudo divulgado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), que aponta o ranking dos países que mais investem em educação no mundo.
Entre os países que lideram o ranking estão Finlândia, Japão, Suécia, Coréia do Sul e Polônia entre os cinco primeiros colocados que mais investem e direcionam parte do seu Produto Interno Bruto (PIB) para educação. O Brasil aparece em boa posição. O problema é que, apesar de investir um alto valor na educação, o montante, por aluno, acaba sendo pequeno por conta da população do país.
Enquanto isso, em 2012, o governo brasileiro investiu na educação básica o valor de 4,7% do PIB. No investimento por aluno, o Brasil acaba ficando apenas na 35º colocação. Em média, a aplicação por aluno da rede pública de ensino chega à casa dos três mil dólares por ano. Já os países que estão na parte de cima do ranking têm conseguem investir o valor médio por aluno de 8.200 a 9.800 dólares anuais, em todo o período escolar.
Diferentemente dos países que estão acima do Brasil no ranking, apesar do alto investimento em educação, a distribuição e os gastos públicos não são feitos de forma eficiente para que se consiga alcançar e garantir minimamente uma boa educação ao povo brasileiro.

4 Países que mais investem em educação no mundo

Japão

No Japão, o calendário escolar é bem diferente e apresenta outros aspectos dos que estamos acostumados aqui no Brasil. Lá, o ínicio das aulas é no 1º dia de abril. Além disso, algumas escolas privadas e até mesmo públicas adotam aulas aos sábados, para que os alunos possam ter acesso e conhecimento em mais assuntos além dos retratados durante a semana regular.

Finlândia

O país tem o seu sistema de educação reconhecido mundialmente por ser o mais eficiente e qualificado desde a pré-escola até o ensino superior. A Finlândia investe cerca de 50% do seu PIB em um sistema de ensino que oferece em escolas públicas além do ensino básico, serviços médicos, dentários e alimentação.

México

Atrás do Brasil no ranking mundial de educação, o México tem um sistema educacional bem parecido com o brasileiro. Mesmo com o alto investimento em educação, a sua distribuição não consegue alcançar todas as regiões do país.
Apesar disso, os alunos mexicanos têm se destacado em competições internacionais graças ao incentivo do governo e das instituições de ensino que projetam uma melhora no ranking para os próximos quatro anos.

Estados Unidos

Apesar de figurar como a maior economia do mundo, os Estados Unidos ocupam apenas a 19º posição no ranking mundial dos países em educação. Com cerca de 70 milhões de dólares que podem ser investidos em programas educacionais, o governo americano sofre para equilibrar na balança os problemas sociais que existem na estrutura educacional do país.
O que acontece são problemas de desigualdade nas escolas, oferta baixa de vagas para os estudantes carentes e, além disso, o alto grau de exigência das universidades na admissão dos seus alunos tem dificultado uma melhor posição para o país no ranking.

10 dicas de marketing pessoal para melhorar a carreira

Olá, leitores!
Diversos profissionais investem muito em formação, dedicam-se anos em uma empresa ou negócio, estão sempre atrás de um melhor posicionamento em sua carreira ou de um emprego e parece que, no fim, tudo foi em vão: as coisas simplesmente não acontecem.
Talvez você deva cogitar rever o modo com as pessoas lhe veem à primeira vista e o tipo de relacionamento que você tem com o mercado de trabalho, com as pessoas e com a sua própria carreira. Desta forma, a solução pode estar em alavancar o seu marketing pessoal. Veja estas 10 dicas  e expanda seus resultados!
quebra-cabeca-pessoas-engajadas
O que é marketing pessoal?
Quando uma empresa quer visibilidade do mercado, investe em aprimorar a sua marca e destacá-la entre a concorrência, oferecendo ao público uma boa experiência. O mesmo acontece com a vida profissional de uma pessoa: quem não é visto, não é lembrado. O tipo de experiência que você propõe, ou seja, o modo como se relaciona com as pessoas, faz toda a diferença. Trata-se de usar estratégias que valorizem o seu perfil profissional e a sua carreira, para que seja destacado por suas qualidades, habilidades e competências. Veja algumas dicas!
1) Invista em formação e capacitação
Formação e capacitação nunca é demais. Mas de nada serve um diploma se seus conhecimentos aprendidos não são aplicados na sua rotina profissional. É preciso saber fazer. Desta forma, invista sim, em uma boa educação na profissão que escolheu, mas valorize também a experiência e a busca de soluções por si só na rotina de trabalho. Aprenda a aplicar aquilo que você conquista em suas formações.
2) Dê atenção às pessoas
Quando conversar com as pessoas em seu ambiente profissional ou até mesmo fora dele, valorize o seu interlocutor. Aprenda a ouvir o que ele tem a dizer e saiba falar em um tom de voz médio e agradável. Olhe nos olhos, sem intimá-lo. Elogie sem forçar demais a situação. Sorria sempre que possível. Dê às pessoas um tipo de convivência que gostaria de receber.
 3) Não tenha receio ou vergonha de falar sobre o seu trabalho e suas conquistas
Encontrando o tom certo em uma conversa, fale sobre as suas experiências e conquistas, evidenciando situações interessantes e possíveis saídas que encontrou para os seus desafios. Isso é muito importante quando perguntado em uma entrevista de emprego, por exemplo, ou ao estabelecer networking.
4) Tenha metas claras em sua mente
É importante saber onde você quer chegar. Tenha metas para a sua carreira, pois isso coloque tudo em perspectiva. É importante saber onde quer chegar e o que quer fazer para que isso aconteça. Faça um plano de ação em etapas, com desafios e conquistas semanais ou mensais para a sua carreira. Isso movimentará a sua vida profissional.
5) Seja uma pessoa otimista
As pessoas em geral não gostam de pessoas carrancudas ou demasiado introspectivas. Não tem problema ter a sua própria vida e querem um espaço reservado só seu. A sua vida não precisa ser um livro aberto. Mas tenha uma atitude positiva e otimista, pois isso encanta quem está ao seu redor.
6) Compreenda que você é o condutor da sua vida
Coloque-se no centro da sua vida neste momento. Isso pode até parecer óbvio, mas muitos, em momentos de crise ou desemprego, responsabilizam os outros pela sua posição profissional atual.
Em geral, grande parte do que acontece em sua vida deriva das suas escolhas. Não se culpe e nem responsabilize os outros. Foque na mudança positiva – veja que há sempre muitas opções para transformar a sua carreira e potencializar a visibilidade no mercado. Caso não veja muitas saídas e oportunidades, crie-as!
7) Crie um networking
Ter uma rede de contatos é essencial para qualquer tipo de profissional. Mantenha seus contatos atualizados – parceiros, colegas de trabalho de diferentes fases da sua carreira, mestres e instrutores, ex-empregadores, fornecedores, parentes e amigos, gerentes de banco, amigos de seus amigos, pessoas que conheceu esporadicamente, etc. Nunca se sabe quando poderá recorrer a alguém. Mas não se faça oportunista: tenha sempre vantagens a oferecer e se relacione da melhor forma possível.
8) Seja gentil
Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já conheceu alguém que ficou na lembrança por ser muito gentil, com você ou com outras pessoas. A gentileza é algo muito nobre e positivo para o marketing pessoal. Seja gentil sem esperar nada em troca, que automaticamente as pessoas ao seu redor irão perceber algo diferente.
 9) Separe a vida pessoal da profissional
Seus clientes nada têm a ver com seus problemas pessoais. Sua família não pode ser afetada pelos problemas profissionais. Saiba dividir as coisas para não afetar a sua imagem. Muitos profissionais criam uma “persona” pública: não se trata de uma máscara, mas um “eu” profissional, com características próprias e condizentes com a sua personalidade. Talvez esta estratégia possa ser interessante para o seu marketing pessoal.
10) Conheça bem a si mesmo
O autoconhecimento é algo que poderá lhe ajudar a tomar atitudes mais assertiva sobre a sua carreira, se relacionar melhor com as pessoas, encontrar seus propósitos de vida e suas metas, e conquistar uma vida profissional e pessoal mais plena e dinâmica. Tenha momentos de reflexão só seus e encontre as suas fortalezas e fraquezas. Estimule-as de modo positivo e elimine crenças que impeçam que você tenha uma carreira plena – sempre contínua e sempre crescente.
Até mais!

Biblioteca Digital Mundial reúne acervo desde 8 mil a.C

Já imaginaram ter acesso a materiais que datam de milhares de anos atrás? Qual as semelhanças entre os antigos e os novos conteúdos? Seja qual for sua necessidade, a dica é aBiblioteca Digital Mundial que reúne um acervo de 8 mil anos a.C. até os dias atuais.
Não importa com o que vocêtrabalha ou estuda, este site vai te ajudar em qualquer área do conhecimento que você precise adquirir mais informações. Conheça, guarde e divirta-se.

Biblioteca Digital Mundial

Descrita como uma biblioteca digital multilinguística, que oferece acesso livre atesouros culturais de livrarias e museus ao redor do mundo, a Biblioteca Digital Mundial permite a pesquisa por mais de 13 mil documentos, vindos de 193 países, de períodos que variam entre 8.000 a.C. e 2000 d.C.
São materiais como mapas, documentos, fotografias, livros, manuscritos, obras de arte, panfletos, revistas e outras publicações, todos são digitalizados e perfeitamente catalogados com todas as informações essenciais de cada arquivo.
Exemplos de materiais encontrados na Biblioteca Digital Mundial:
  • A Maldição de Ártemis, um dos mais antigos documentos gregos em papiro. 350 a.C.
  • Fotografia da Princesa Isabel, tirada por Joaquim José Pacheco em 1883
  • Retrato do poeta americano Walt Whitman, tirado por W. Curtis Taylor em 1877
  • Mapa do Brasil, feito por John Rapkin em 1851
  • Elvis Presley e o presidente americano Richard Nixon (1970), em retrato tirado pelo fotografo oficial da Casa Branca
  • Mapa do estado da Bahia, de 1630, feito por Henricus Hondius, cartógrafo holandês
  • Constituição da Índia, de 1950

Como pesquisar na Biblioteca Digital Mundial

livros-que-formam-um-tornado
As opções de pesquisa são diversas e não tem como não achar o que quer. É possível explorar o acervo da Biblioteca Digital Mundial por lugar, período, tópico, tipo de item, idioma e instituição.
Outro meio de caminhar por seus corredores virtuais é por linhas cronológicas, divididas em História dos Estados Unidos, História Mundial, Livros, Manuscritos, Gravuras e Mapas Chineses e Manuscritos Iluminados da Europa. É possível fazer o download da maioria das imagens, e o acervo de documentos, fotos e mapas sobre o Brasil é vasto.
Com apoio da Livraria do Congresso americano e da Unesco, em parceria com centenas de museus do mundo, a Biblioteca Digital Mundial é um prato cheio para o conhecimento e – por que não – diversão de pesquisadores e curiosos em geral. Éhistória, geografia e cultura da humanidade ao alcance de um clique.
Para saber novidades e curiosidades da Biblioteca Digital Mundial, você podeseguir a Biblioteca no Twitter.
Boas descobertas!
Até mais!

Emanuel Kant

IDEIA DE UMA HISTÓRIA UNIVERSAL COM UM PROPÓSITO COSMOPOLITA (PDF)

file:///C:/Users/Jo%C3%A3o/Downloads/Kant%20%20%20Ideia%20de%20uma%20Hist%C3%B3ria%20Universal.pdf