terça-feira, 28 de agosto de 2012

POLÍTICAS DE DROGAS !


Caros amigos do Brasil,




A política de drogas brasileira é um fracasso. Ela custa bilhões, não reduz a violência e criminaliza dependentes ao invés de tratá-los. Mas uma nova proposta que poderá mudar essa situação será apresentada amanhã no Congresso. Vamos dar um gigante apoio público para que ela seja considerada.
A política de drogas brasileira é um fracasso. Ela nos custa bilhões, um valor muito acima de nossas capacidades, e é incapaz de reduzir a violência ou ajudar famílias que não conseguem tratar dependentes. Mas amanhã, temos uma oportunidade rara de mudar o rumo dessa situação, pois uma poderosa aliança entregará essa nova proposta para os deputados em Brasília, mas eles precisam de nosso apoio.

A Comissão Brasileira de Drogas e Democracia (CBDD), composta por especialistas brasileiros de diferentes áreas, lançou no início desse semestre uma proposta para transformar nossa política falida no modelo de sucesso iniciado em Portugal -- um modelo com foco no tratamento dos dependentes não violentos, liberando assim os recursos policiais para o enfrentamento do crime organizado e para a redução da violência.

Essa é uma fantástica oportunidade que não podemos perder. Neste exato momento, se dermos o apoio público necessário, poderemos garantir que essa proposta seja levada para o Congresso. Assine já essa petição urgente e compartilhe com todos agora para chegarmos a 100.000 assinaturas antes da entrega da petição ao Presidente da Câmara dos Deputados:

http://www.avaaz.org/po/brazil_drug_solution_rb/?bIGPcdb&v=17229

A atual lei de drogas não diferencia claramente usuários não violentos de traficantes. Na prática, os pobres são classificados como traficantes e os ricos como consumidores. Ao invés de oferecer tratamento àqueles que sofrem com a dependência, nosso sistema concentra maciçamente seus recursos policiais em réus primários não violentos, deixando espaço para o crescimento do crime organizado. E nós gastamos bilhões de reais de nossos impostos neste modelo perdulário.

Enquanto isso, em 2001, Portugal aprovou uma nova lei que diferencia claramente usuários de traficantes, tratando traficantes como um caso de polícia e usuários como um problema de saúde. Depois dessa mudança, as mortes relacionadas às drogas desabaram, a luta contra o crime organizado ganhou terreno e, diferentemente do previsto por alguns, o consumo de drogas caiu entre os jovens. Se agirmos agora, podemos adotar medidas semelhantes aqui no Brasil.

Muitos políticos sabem que a atual política de drogas é um fracasso total, mas eles têm medo de admitir por medo da reação pública. Se mostrarmos que há apoio público a esta nova proposta, podemos transformar nosso modelo falido e salvar vidas. Assine essa petição e compartilhe com seus amigos para mostrar que queremos mudar:

http://www.avaaz.org/po/brazil_drug_solution_rb/?bIGPcdb&v=17229

Nosso movimento mostrou inúmeras vezes, no Brasil, que quando as pessoas agem, podemos forçar os políticos a escutá-las. Conseguimos no passado com a Ficha Limpa, com a aprovação da PEC do trabalho escravo e com os vetos ao código florestal. Vamos usar o poder popular para consertar nossa política de drogas com a aprovação de reformas de bom senso.

Com esperança e determinação,

Pedro, Carol, Diego, Ian, Ricken e toda a equipe da Avaaz.

Mais informação:

A Lei de Drogas na prática - Banco de Injustiças
http://www.bancodeinjusticas.org.br/aleinapratica/

Uma nova visão sobre o uso de entorpecentes (O Dia)
http://odia.ig.com.br/portal/rio/uma-nova-vis%C3%A3o-sobre-o-uso-de-entorpecentes-1.478377

Proposta de alteração da lei
http://eprecisomudar.com.br/arq/ProjetoDeLei.pdf

Relatório da Comissão Global sobre drogas
http://www.globalcommissionondrugs.org/reports/

Pesquisa Prisão Provisória e Lei de Drogas (Universidade de São Paulo)
http://www.nevusp.org/downloads/down254.pdf

Drogas: Brasil ou Portugal (O Dia)
http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/pedro-abramovay-drogas-brasil-ou-portugal-1.447665