segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Filmes para quem ama JORNALISMO

1 – Ilusões perdidas

livro de Honoré de Balzac fala da podridão do jornalismo na área cultural no século XIX, onde resenhistas derrubavam obras gratuitamente, apenas por serem inimigos de quem as escreveu. O romance destaca a falta de ética que é ignorada por atos de suborno, trapaças, fofocas, entre outras coisas.

2 – Hiroshima

Esse livro é considerado uma obra prima da literatura jornalística. Ele foi escrito por John Hersey e descreve como os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki afetaram a vida de sete personagens: um pastor Metodista; uma viúva, mãe de três crianças; um médico proprietário de um hospital privado; um padre; um pastor jesuíta, um médico da Cruz Vermelha e uma funcionária administrativa da East Asia Tin Works.

3 – Todos os homens do presidente

Os jornalistas Carl Berstein e Bob Woodward contam, neste livro, o passo a passo da série de reportagens que eles fizeram para o The Washington Post, que culminou na renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974.

4 – O anjo pornográfico

Escrito por Ruy Castro, o livro conta a vida de outro jornalista bastante polêmico, o pernambucano Nelson Rodrigues. Ler as obras de Ruy Castro é conhecer os bastidores da nossa imprensa nas primeiras décadas do século XX, que era totalmente parcial, muitas vezes sensacionalista e alinhada a grupos políticos.

5 – Mestres da reportagem

livro contêm 30 entrevistas com renomados repórteres brasileiros. Entre eles estão: José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho, Elvira Lobato, Carlos Wagner, Renato Lombardi, Marcelo Rezende, Percival de Souza, Sônia Bridi, Luiz Carlos Azenha, Agostinho Teixeira, Adriana Carranca, Bruno Garcez, Mauri König, Valmir Salaro, Tatiana Merlino, Paula Scarpin, Roberto Cabrini, Leandro Fortes, Cid Martins, Eliane Brum, Goulart de Andrade, Giovani Grisotti, César Tralli, Geneton Moraes Neto, Regiani Ritter, Marcelo Canellas, José Arbex Jr., Ernesto Paglia, Sílvia Bessa e Gérson de Souza.

6 – Padrões de manipulação da grande imprensa

Nesse livro de Perseu Abramo, o autor desmascara o discurso de imparcialidade e pluralismo dos nossos veículos jornalísticos. Abramo mostra como a mídia usa o gênero informativo, no qual supostamente prevalece a objetividade, para manipular os fatos, por meio de padrões que se repetem.

7 – A alma encantadora das ruas

Este livro do jornalista João do Rio traz diversas crônicas e reportagens publicadas na imprensa do Rio entre 1904 e 1907, que mostram, um retrato de uma cidade em um processo de transformação acelerado, a hipocrisia de certos setores da sociedade e o perfil de diversos personagens, como mendigos, trabalhadores braçais e meninos de rua.

8 – Comunicação – do grito ao satélite

Antonio Costella apresenta neste livro as primeiras formas de comunicação surgidas no mundo, passando pela invenção da linguagem, da escrita, do papel, dos primeiros jornais, rádios, tevês até chegar à internet.

9 – Jornalismo canalha

Nessa obra, José Arbex Jr. denuncia diversos casos de relações promíscuas entre a mídia e o poder, dando exemplos de acontecimentos supostamente imparciais da mídia nacional e internacional.
Agora é só escolher por onde começar e… boa leitura!
Até a próxima!