Como organizar uma rotina de trabalho e estudo para concursos
October 3, 2016
Ter uma rotina de trabalho e estudo para concursos é mais fácil falado do que feito. A diferença entre o tempo para estudar planejado no papel e o tempo em que você realmente estudará tende a ser bastante diferente.
Essa discrepância entre o tempo estudado e o tempo planejado para aqueles concurseiros que trabalham é alta porque normalmente existe uma diferença entre a expectativa e a realidade do seu dia.
A expectativa é que você vai conseguir chegar em casa depois de trabalho e logo depois conseguirá se sentar para estudar até a hora de ir dormir, por exemplo. A realidade é que você estará esgotado depois do trabalho.
O cansaço e esgotamento são muito comuns para quem trabalha 8 horas ou mais por dia. Enfrentar um caminho de ida e volta em um trânsito tumultuado, lidar com o estresse e demandas do trabalho… Terminar um dia da semana com mais gás para estudar não é fácil!
Mas, mesmo assim, você provavelmente conhece exemplos de pessoas que passaram por essa situação e conseguiram ser aprovados. Apesar de difícil, ter uma rotina de estudos e trabalho é possível.
Contudo, entenda que é preciso motivação e, principalmente, organização da sua rotina para atingir resultados satisfatórios.
Ter uma rotina organizada será capaz de desenvolver o equilíbrio que você precisa entre horas estudadas e horas de descanso. Você precisa desenvolver sua capacidade de fazer a expectativa ser mais parecida com a realidade. Entenda como nas dicas abaixo:
Cronograma é seu melhor amigo
Para que consiga conciliar trabalho com estudos, você precisa de um cronograma super realista. Um cronograma que sabe que você volta para casa cansadíssimo e precisa se recuperar da fadiga do dia.
Estudar longas horas seguidas não é uma opção para você, pelo menos não nos dias de semana. Então, você deve optar por criar um cronograma focado no cumprimento de poucas horas de acordo com seu tempo livre.
Se você acorda às 6:30 da manhã para chegar ao trabalho às 8 horas, que tal passar a acordar às 6 horas da manhã? Você ganha 30 minutos para estudar antes de sair para o trabalho. Você pode optar também por chegar 30 minutos mais cedo no trabalho e usar esse tempo extra para estudar por lá antes de “bater o ponto”.
Existe também o seu horário de almoço. Se você tira 2 horas de almoço, leve um resumo com você para que você já faça alguma revisão do item estudado no dia anterior, por exemplo. A ideia é que você preencha seu tempo livre durante o dia para fazer pequenas sessões de estudo. O ideal é deixar aquela matéria mais difícil para estudar em casa nos finais de semana.
Mas lembre-se, ao criar seu cronograma, honestidade é a chave. O seu maior objetivo aqui é colocar como objetivo número 1 seguir esse cronograma! Coloque em prática o exercício de intenção de implementação que menciono em outro artigo.
Tenha ciência do que você pode parar de fazer
Chegou em casa às 19 horas. O que você faz primeiro? Toma banho, janta, assiste televisão e arruma a casa? Vai dormir, entra em redes sociais e assiste Netflix?
Agora reflita, qual dessas atividades você pode parar de fazer em nome do seu sonho de passar?
Assistir televisão e entrar nas redes sociais estão na minha lista de coisas inúteis que eu poderia parar de fazer em nome desse sonho. E esses são alguns dos hábitos mais arraigados em muitas pessoas.
É o seu caso ou você já se livrou desses ladrões de tempo? Se não são essas atividades, o que está roubando o seu tempo de você?
Depois de identificar os tipos de coisas que você deve parar de fazer, chegou a hora de se comprometer a parar de fazê-los, pelo menos por algum tempo. Por exemplo, se o seu objetivo é passar menos tempo assistindo televisão depois do trabalho, você precisa mudar algumas ações que o levam a optar pela televisão ao invés de outro tipo de atividade:
Chegue à conclusão que a televisão está fazendo você perder tempo de estudo ou descanso
Substitua a ação de ligar a televisão por outra tarefa por, pelo menos, 30 minutos
Repita essa tarefa substituta todos os dias
Evite os gatilhos que o levam a querer assistir televisão, por exemplo, comer no sofá
O exemplo acima é para quem deseja parar com a televisão, mas você pode fazer o mesmo com a sua mania de redes sociais ou outros ladrões de tempo. Antes de mais nada, você deve acreditar verdadeiramente que essas atividades estão prejudicando sua organização e ruindo o pouco tempo que você tem para estudar.
Responsabilize-se pela sua decisão
A melhor forma de você conseguir encontrar tempo para estudar é sair do plano do “vou começar a estudar assim que eu encontrar tempo” e ir para o plano do “estou estudando para concursos”.
Conte para a sua família e amigos que está se preparando, isso fará com que você tenha um compromisso público de não desistir mesmo quando bate o cansaço. Além disso, comprometa-se de outras formas, como investindo em materiais e aulas.
Outra excelente opção para quem precisa trabalhar enquanto estuda é contar com coaching ou consultorias de estudos. Prestar contas para amigos, grupos ou profissionais vai deixar você mais motivado para cumprir seu cronograma diário.
Estudar uma hora é melhor do que não estudar
Você sabe o quanto ser disciplinado quanto ao seu cronograma de estudos é importante. Mas você precisa entender também que, por mais picada que seja sua rotina de estudos, todo o horário que você tiver para estudar é melhor do que nenhum.
Então ao invés de se sentir mal por ter somente duas horas livres para estudar (uma hora antes e uma hora depois do trabalho, por exemplo), comprometa-se a cumprir essas duas horas.
Elas precisam ser sagradas para você, do tipo que você deve seguir não importa se você está estressado ou cansado naquele dia.
Lembre-se: estudar um pouquinho que seja é melhor do que não estudar nada naquele dia! Afinal, estudar para concurso significa ter consistência. Coloque a rotina de estudar todos os dias como parte da sua responsabilidade do dia, que precisa ser cumprida tanto quanto ir trabalhar todos os dias.
Se você consegue passar 8 horas por dia trabalhando, passar uma hora estudando para atingir seu sonho de ser servidor público e ter maior independência financeira é uma atividade tão importante quanto. Continue investindo tempo e energia na sua evolução. Só porque você já trabalha, não significa que você não deve continuar focado no seu progresso e sucesso!