domingo, 15 de maio de 2016

7 dicas para se escrever um livro

Você já deve ter ouvido a máxima de que, na vida, todo mundo deve realizar três experiências: ter um filho, plantar uma árvore eescrever um livro. Duas delas você pode fazer sozinho. Pensando nisso, trazemos aqui 7 dicas de como escrever um livro.
O que acontece muito é que, por gostar muito de escrever, algumas pessoas querem produzir um livro, mas não sabem por onde começar. Com planejamento e organização, é possível que qualquer um consiga criar a própria produção, com conteúdo e estilo de escrita de qualidade.

Dicas para escrever livro

Veja algumas dicas para facilitar o processo de criação de um livro:

1 – Coloque as ideias no papel

Em um primeiro momento você não precisa ficar tão preocupado em criar uma frase perfeita. Foque em colocar no papel todas as ideias que você tem e, depois, quando terminar todo o livro ou determinado capítulo, por exemplo, dedique um tempo para uma revisão detalhada. Você poderá alterar frases, corrigir erros e até mesmo acrescentar conteúdos que não havia pensado anteriormente. O importante é escrever as ideias e depois melhorá-las.

2 – Não tenha medo de escrever

Não deixe com que a insegurança impeça você de colocar suas ideias no papel. Preocupe-se em escrever tudo o que você tem vontade, materializando suas ideias.

3 – Planejamento

É importante que você planeje o que deseja escrever, tendo ao menos uma ideia de qual será o rumo da sua narrativa. Pense nos personagens principais, em características básicas para cada um deles e vá moldando a narrativa à medida que for escrevendo. Além disso, tenha metas de quanto você deve escrever por dia para que você consiga de fato ver sua produção pronta.

4 – Desconecte-se

Para aflorar ainda mais sua criatividade, busque manter-se longe de equipamentos eletrônicos, para que eles não sejam distrações. Se você utilizar algum deles para escrever, certifique-se de que não está conectado a nenhuma rede social, para que as notificações não atrapalhem.

5 – Respeite seu ritmo

É importante que você estabeleça um ritmo de escrita, mas respeite a si mesmo. Entenda qual o horário do dia que você se torna mais produtivo e passe a escrever nesse momento. Também é importante considerar quanto tempo você consegue se dedicar por dia.

6 – Saiba o momento certo de parar de escrever

Uma dica preciosa para que você não perca a criatividade é que você sempre acabe sua escrita em determinado ponto do dia em que você já tiver ideias para as próximas cenas. Você pode deixar algumas ideias anotadas para não as esquecer. Assim, perceberá que a próxima vez que começar a escrever conseguirá fazer com que as ideias fluam muito melhor e você não tenha bloqueios criativos.

7 – Persistência

Você terá vontade de desistir no meio do caminho, seja por falta de inspiração ou por cansaço. Entretanto, não deixe que isso aconteça. Sempre que se sentir desmotivado a continuar, lembre-se do que fez com que você chegasse até aquele ponto e faça com que o motivo sirva de impulso para continuar.
Como escrever um livro? Com uma ideia na cabeça, organização e dedicação, podem sim resultar em um bom livro. Anote as dicas e boa sorte!