quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Oscar acusado de racismo

Will Smith anunciou seu boicote ao Oscar após os recentes protestos contra a Academia pela falta de indicação de atores negros. O posicionamento do ator, que já foi indicado duas vezes ao prêmio (em 2002 e 2007), era aguardado desde que sua mulher, a atriz Jada Pinkett-Smith, anunciou o boicote no início da semana. Junto com o diretor Spike Lee, Jada foi uma das primeiras a protestar sobre a questão.

Will Smith deu uma entrevista exclusiva para Robin Roberts, âncora do programa "Good Morning America". Ele anunciou que não se sente confortável para participar da maior festa do cinema neste ano. É o segundo ano consecutivo que apenas atores brancos são nomeados. Era esperado que Will fosse indicado por seu trabalho no drama esportivo "Um Homem Entre Gigantes", em que ele interpreta o médico Bennet Omalu.
"Minha mulher não vai participar. Seria estranho se eu aparecesse lá ao lado da Charlize Theron, por exemplo. Nós debatemos isso. Somos parte da comunidade. Mas neste exato momento não estamos confortáveis para estar lá. Vai parecer que está tudo bem", explicou o ator.
Além de Smith, vários atores negros eram cotados para aparecer entre os indicados ao Oscar, por terem apresentados atuações fortes durante o ano, mas foram deixados de fora, entre eles Michael B. Jordan ("Creed: Nascido para Lutar"), Idris Elba ("Beasts of No Nation") e Samuel L. Jackson ("Os Oito Odiados").
Logo após as indicações, internautas retomaram nas redes sociais a campanha #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco) com a hashtag #OscarsStillSoWhite (#OscarAindaMuitoBranco), que logo entrou nos assuntos mais comentados do Twitter.
A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, que também é negra, se pronunciou sobre a questão e se disse "frustrada". Depois de Jada Pinkett-Smith e Spike Lee, outros artistas também apoiaram a causa. Tyrese Gibson, de "Velozes e Furiosos" elogiou os protestos e foi além, dizendo que Chris Rock deveria desistir de apresentar a premiação neste ano. O humorista ainda não se pronunciou. 

Postou no facebook e perdeu benefício

Uma segurada que recebia auxílio-doença por depressão perdeu o benefício do INSSpós postar fotos felizes no Facebook. As imagens de passeios em cachoeiras divulgadas na rede social, com legendas como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, foram usadas como prova pela Advocacia-Geral da União (AGU) para provar que ela não estava incapacitada por quadro depressivo grave e poderia retornar ao trabalho.

Em novembro de 2013, um perito havia atestado que a profissional apresentava depressão grave e a declarou incapaz temporariamente para o trabalho. Em abril de 2014, outro médico confirmou o quadro psiquiátrico e estendeu o benefício por mais três meses.
Entretanto, a Procuradoria Seccional Federal (PSF) em Ribeirão Preto (SP) demonstrou que a segurada não apresentava os sintomas de pessoas com depressão grave. Os procuradores federais ressaltaram que o quadro clínico da doença “caracteriza-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensação de fadiga aumentada”
Por outro lado, as publicações na rede social feitas pela trabalhadora mostram passeios em cachoeiras, acompanhadas por frases que demonstram alegria, como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, “se sentindo animada” e “obrigada, senhor, este ano está sendo mais que maravilhoso”.
Com essas provas, o perito reviu o laudo médico anterior. O Juizado Especial Federal Cível de Ribeirão Preto considerou abril de 2014 como a data em que cessou a incapacidade da trabalhadora. A decisão evitou o pagamento de benefício indevido.

10 livros que todo professor deve ler

Olá, professores!

Com as mudanças que aeducação vem sofrendo nos últimos tempos, o educador se tornou uma profissão que deve estar em constante atualização. Nesse sentido, tanto o profissional que já trabalha na área quanto o que está em início de carreira vai gostar destes 10 livros para quem deseja ser professor.
Todos concordam que a leitura é essencial para a formação de um docente. Então, para fazer esta lista, o blog Livros só mudam Pessoas consultou Gisela Wajskop, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), que deu 10 sugestões de livrosque vão auxiliar tanto quem está se preparando para embarcar na rotina escolar como quem já vive nela.

Livros para professores

1- As Cem Linguagens da Criança: Reggio Emilia – Vol. 1 e 2

“Clássico mundial a respeito do trabalho com a Educação Infantil na cidade italiana Reggio Emilia, aclamada como a melhor do mundo há 50 anos. Oferece importante reflexão sobre como as crianças são concebidas e suas aprendizagens baseadas nas relações, no contexto social e cultural e aponta para a importância da documentação pedagógica.”
  • Autores: Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman
  • Editora Penso

2- Alfabetização em Processo

“Escrito há vinte e cinco anos, contribui para que os aprendizes de professores compreendam os caminhos percorridos pelas crianças no processo de aquisição da representação escrita da linguagem e da representação por escrito de quantidades e operações.”
  • Autora: Emilia Ferreiro
  • Editora Cortez

3- Afinal, O Que Os Bebês Fazem no Berçário? – Comunicação, autonomia saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva

“Registro da pesquisa desenvolvida no mestrado pelo jovem autor sobre quais ações dos bebês emergiam de suas experiências em contextos de vida coletiva e que impactos as mesmas criam nas práticas docentes dos adultos responsáveis. Coloca em evidência uma etapa infantil pouco valorizada nos cursos de Pedagogia.”
  • Autor: Paulo Fochi
  • Editora Penso

4- Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar

“Paulo Freire deve estar presente em toda biblioteca de nossos futuros professores. E este título, em especial, discute a profissionalidade docente, reflexão tão necessária nos dias de hoje.”
  • Autor: Paulo Freire
  • Editora Olho d’Água

5- O trabalho Docente – Avaliação, valorização, controvérsias

“Bernardete Gatti é o principal nome da pesquisa nacional que revela, denuncia e defende as condições da profissão docente no Brasil. Todo professor precisa conhecê-la e pensar sobre as importantes questões que suas pesquisas revelam.”
  • Autora: Bernadete A. Gatti
  • Editora Autores Associados – Fundação Carlos Chagas

6- A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio

“Ainda que possa ser complementado por textos mais recentes, o livro mantém atualidade ao contribuir com uma discussão sobre a organização do currículo por meio de projetos que estimulam a resolução de problemas em equipe, a fim de estimular o pensamento crítico e a produção autoral e ofertar uma alternativa concreta para a pedagogia informativa e memorizadora.”
  • Autores: Fernando Hernández e Montserrat Ventura
  • Editora Penso

7- O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas – Crônicas brasileiras

“Histórias possíveis de práticas pedagógicas realizadas em diferentes creches e pré-escolas brasileiras podem servir de modelo afirmativo para aqueles estudantes que ainda desvalorizam o trabalho com a primeira infância. Fácil de ler, mas profundos por dar a voz a outros professores.”
  • Organização: Ana Maria Mello
  • Editora Artmed

8- A Matemática em Sala de Aula – Reflexões e propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental

“Smole é uma pesquisadora brasileira que propõe uma reflexão importante sobre como ensinar Matemática a partir das salas de aula e escolas brasileiras. Sua leitura é um importante ponto de partida para desconstruir os mitos negativos em torno do ensino da disciplina.”
  • Organizadores: Katia Stocco Smole e Cristiano Alberto Muniz.
  • Editora Penso

9- A Prática Educativa – Como Ensinar

“Este livro também é um clássico da Pedagogia ativa e construtivista baseada na prática intencional e organizada do professor. Bom começo para que os aprendizes de docentes possam compreender seu papel como planejadores e organizadores dos conteúdos de ensino, assim como da gestão do tempo e do espaço da sala de aula por meio de pautas e orientações justificadas pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem.”
  • Autor: Antoni Zabala
  • Editora Artmed

10- Itinerários pela Educação Latino-Americana – Caderno de viagens

“Esse título visa contextualizar o ensino brasileiro em relação a outros países, ajudando os aprendizes de docentes a compreender a profissão quanto questões nacionais numa perspectiva comparativa com a América Latina.”
  • Autora: Rosa María Torres
  • Editora Artmed
Professor: atualiza-se! Estes livros vão te ajudar.
Boa leitura!
Até.