segunda-feira, 6 de abril de 2015

Novo Ministro da Educação (Filósofo)

Amigos leitores finalmente a presidenta da República agiu com bom senso e escolheu para o Cargo de Ministro da Educação alguém que é da educação e não um político como o ex, fico feliz com a nomeação do Professor Renato Janine filósofo e professor da nobre Universidade de São Paulo (USP) para tão importante cargo, aliás professor de Ética que o que mais precisamos nesse tão vasto país.


Ainda a seu favor o Professor Renato Janine tem a condição de não ter filiação partidária alguma sua bandeira não é a de um partido (que hoje em dia mais são facções) e sim a bandeira da Educação, da Ética, da Filosofia (mãe de todas as demais disciplinas)

O sociólogo Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada disse:
— Ele reúne as melhores condições de liderar um debate nacional. São raros os brasileiros que, além de capacidade intelectual, dispõem de tanta valentia para tratar de temas espinhosos.


Em um país cuja taxa de evasão escolar atingiu 24,3% em 2012, com os vizinhos do Chile (2,6%), do Uruguai (4,8%) e da Argentina (6,2%) nos deixando para trás, desafios monumentais aguardam o novo ministro. Apenas para citar outro dado, o Brasil ocupa o 55º lugar entre 65 países no ranking de habilidade para leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Em matemática, cai para 58º.
Janine concederá entrevistas como ministro a partir desta semana. Mas, na terça-feira passada, no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, adiantou sua intenção de unir educação e cultura:
— Conhecer é tão prazeroso. Por que nós deixamos, ao longo dos séculos, que o conhecer se tornasse uma corveia, uma obrigação, e não um prazer?