sexta-feira, 13 de maio de 2016

8 documentários e filmes sobre o Apartheid

Olá, leitores!
Apartheid foi um regime deseparação racial adotado entre 1948 a 1994 pelos governos do Partido Nacional na África do Sul. Nessa época a minoria branca liderava e oprimia os negros. Essa segregação começou ainda no período colonial e, com o tempo, foi ganhando mais força. Esse é um tema muito importante que deve ser estudado e conhecido por todas as pessoas, não só estudantes e historiadores. A palavra Apartheid  significa separação e seu principal nome é Nelson Mandela.
Esse não foi um acontecimento que afetou os brasileiros de certa forma, mas afetou muitas pessoas em outras partes do mundo, em especial os negros da África do Sul. Alguns anos atrás esse tema voltou a tona pela disputa copa do mundo que ocorreu no país no ano de 2010, muitas pessoas voltaram a falar da opressão que negros, indianos e outras raças sofreram nessa época.
Se você não sabe muito sobre o Apartheid e gostaria de entender mais sobre o assunto, é professor e quer se inteirar mais ou é aluno e deseja estudar o que foi esse regime, nós separamos 8 filmes e documentários para você aprender um pouco mais sobre o Apartheid. Então fique ligado e aprenda, pois conhecer o nosso passado é importante, só dessa forma o ser humano estará preparado para construir o futuro de forma organizada:
Um grito de liberdade (1987) – Vamos começar com um filme bem conhecido, esse é o tipo de longa-metragem passado em escolas para ajudar os alunos a entender um pouco mais sobre o assunto. O filme é baseado em uma história real, no qual ele acompanha a vida do ativista Steve Biko e do jornalista Donald Woods. No filme Biko convida Woods para conhecer um bairro negro, lá ele testemunha situações terríveis e muitas restrições impostas pelo governo.

Cry, The Beloved Country (1995) – É um filme adaptado do romance de Alan Paton, Stephen Kumalo que retrata a África do Sul como era nessa época. Ele conta a história de um pastor negro que vive no interior do país, mas ele é intimado a ir na cidade chamada Joanesburgo, pois seu filho está preso pelo assassinato de um jovem branco. O filme tem uma história que chama a atenção do público.

Zulu (1964) – Ele é antigo, mas retrata muito bem a situação vivida na época, esse foi o primeiro filme gravado na África do Sul que ganhou mais reconhecimento internacional. Ele mostra a famosa batalha da guerra Anglo-Zulu. Nessa guerra apenas 150 soldados britânicos conseguiram vencer cerca de 4.000 homens zulus.

Sarafina! (1992) – Nesse documentário você verá como era o comportamento das pessoas nessa época, principalmente dos estudantes que foram contra a aplicação do africâner como língua oficial nas escolas sul-africanas, por isso, criaram o Levante de Soweto, mas não é só isso, no longa você também acompanha a história de Sarafina, ela foi importante no movimento e levantou muitos protestos.

Desonra (2008) – No filme Desonra, um professor da universidade na Cidade do Cabo tem um caso com uma aluna, depois disso ele perde o emprego e a reputação. O professor vai morar com a filha e fica bem até ser atacado por três homens, todos os problemas afetam o homem de uma maneira incrível e ele tem bastante dificuldade de lidar com todas essas tragédias.

How To Steal 2 Million (2011) – Um dos enredos mais novos sobre o Apartheid, ele mostra a história de Jack que depois de ficar cinco anos preso, descobre que seu melhor amigo casou-se com sua antiga namorada. Mas esse não é o grande problema, o filme se passa em uma época complicada da África do Sul e retrata bem o sentimento de quem viveu naquela época. 

Conspiração para a paz (2014) – Esse documentário é uma produção do espanhol Carlos Agulló, ele retrata a história de Jean-Yves Olliver, mais conhecido como “Monsieur Jacques”. Jacques foi importante para conseguir a paz regional e o fim da discriminação racial e Apartheid na África do Sul.
África do Sul – Do apartheid à reconciliação (1972, 1987 e 1999) – Esse é um documentário bônus, que é o conjunto de três documentários sobre o apartheid. Os filmes foram gravados em épocas diferentes: o primeiro em 1972, o segundo em 1987 e o último em 1999. Esses dois primeiros tiveram a filmagem clandestina, eles mostram o horror do sistema implantado, já o terceiro é uma homenagem ao fim desse regime e sobre a eleição de Nelson Mandela.
Bons filmes.
Até logo!