segunda-feira, 25 de julho de 2016

UBUNTU

MATÉRIAS

“UBUNTU”  – A filosofia Africana que nutre o conceito de humanidade em sua essência

“UBUNTU” – A filosofia Africana que nutre o conceito de humanidade em sua essência

O que a África tem a nos ensinar?
Ubuntu é uma palavra existente nas línguas Zulu e Xhosa, faladas na África do Sul, que exprime um conceito moral, uma filosofia, um modo de viver que se opõe ao narcisismo e ao individualismo tão comuns em nossa sociedade capitalista neoliberal. Pode ser uma alternativa ecopolítica para uma convivência social trazendo consigo a ideia da consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade.
O estudo da palavra
Um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo Ubuntu, na África, e quando terminou seu trabalho teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Como tinha muito tempo ainda até o embarque, ele propôs, então, uma brincadeira paras crianças que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e colocou debaixo de uma árvore. Em seguida, ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!” instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, todas pegaram o cesto juntas e começaram a distribuir os doces entre si.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam:   – Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?
Ele ficou pasmo. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?   Ubuntu significa: “Eu sou porque nós somos” ou, em outras palavras “Eu só existo porque nós existimos”.   “Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”.
A resposta singela da criança, é profunda e vital pois está carregada de valores como respeito, cortesia, solidariedade, compaixão, generosidade, confiança, enfim, tudo aquilo que nos torna humanos e garante uma convivência harmoniosa em sociedade.
Segundo essa filosofia, as pessoas não devem levar vantagem pessoal em detrimento do bem-estar do grupo. Para que uma pessoa seja feliz será preciso que todas do grupo se sintam felizes. Estamos conectados uns com os outros e essa relação estende-se aos ancestrais e aos que ainda nascerão.

Fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/ubuntu-o-que-a-africa-tem-a-nos-ensinar/ –
Blog: Ensinar História – Joelza Ester Domingues
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gpIEHRukIfE

10 documentários brasileiros

Olá, leitores!


Separei uma lista de com as mais variadas temáticas para todos aqueles que adoram esse tipo de produção.
A lista a seguir fora selecionada entre os documentários que receberam mais premiações e destaque no meio cinematográfico nos últimos anos.
Espero que gostem, aproveitem!
1 – Segredos da tribo, José Padilha (2010)
documentário Segredos da Tribo é um filme polêmico, pois retrata a influência de pessoas externas (fora das tribos) em comunidades indígenas da Floresta Amazônica.
Na verdade, temos a visão dos dois lados, os estudos e as ajudas que as tribos indígenas recebem de pesquisadores, ONG’S e antropólogos. O documentário relata esses dois lados, o lado bom e o ruim da influência do “homem” nas tribos.
A temática é polêmica devido a dualidade da questão: enquanto alguns exercem excelentes trabalhos de ajuda e consideram esse trabalho de extrema importância, outros criticam tais influências externas e dizem que existem muita sujeira por trás desses trabalhos humanitários.
Vários relatos de prostituição, pedofilia e uso de cobaias humanas dentre as acusações presentes no documentário.
2 – O dia que durou 21 anos, Camilo Tavares (2013)
A temática deste documentário é bem intrigante, apesar de se tratar da ditadura militar que ocorreu no Brasil, a temática foge do comum ao relacionar a influência norte-americana no golpe militar brasileiro.
filme analisa alguns documentos históricos para corroborar suas ideias, além disso, várias informações interessantes são passadas através de um ritmo cinematográfico acelerado e empolgante.
documentário também chama à atenção devido à linguagem empregada em sua construção, o uso de fotografias, documentos, imagens animadas, depoimentos empolgantes e uma trilha sonora eletrizante, faz com que ele se pareça com um filme de espionagem.
3 – Entre a luz e a sombra, Luciana Burlamaqui (2009)
Neste documentário, somos levados para dentro de presídios e instituições para menores infratores e nos deparamos com uma realidade que muitos desconhecem: o mundo carcerário.
Através de relatos de presidiários, familiares e amigos, descobrimos um pouco mais sobre como é viver na prisão.
Várias questões são abordadas através do filme, assuntos recentes como a maioridade penal e a necessidade de uma reforma em nosso sistema carcerário.
Porém, a temática do documentário em si não é essa, o foco principal são ashistórias das pessoas, e por mais que haja muito pré-conceito, existem sim relatos extraordinários.
4 – Dzi Croquettes, Tatiana Issa e Raphael Alvarez (2010)
Dzi croquettes pode ser classificado como filme biográfico/documentário/drama, pois é impossível não se emocionar com a história dessa trupe de teatro.
Apesar do filme ser gravado em forma de documentário biográfico, com depoimentos e fatos sobre a trupe ao decorrer da história, também é possível se divertir com as cenas simuladas por um elenco de estrelas.
Com homens usando roupas femininas, o Dzi Croquettes fora um sucesso nos anos 70, em meio a ditadura militar, a trupe fazia uma militância artística contra o golpe.
5 – Sou feia mais tô na moda, Denise Garcia (2005)
Sou feia mas tô na moda é um documentário que nos leva a conhecer a históricado funk carioca e a importância das mulheres nesse movimento.
Durante um ano, a diretora percorreu os bailes funks cariocas a captar histórias ao mesmo tempo em que apresentava as tradições dessa cultura popular aos telespectadores.
filme é importante por mostrar que o movimento feminista sempre esteve ativo, mesmo quando não possuía tanto destaque como nos dias de hoje, além de mostrar e desmitificar o preconceito desse estilo musical.
Por mais que não goste de funk, vale a pena assistir para entender o outro lado dahistória e perceber que cultura é tudo aquilo que o povo consome e não coisas pré-determinadas pela sociedade como uma atividade culta ou de elite.
6 – Sob vinte centavos, Tiago Tambelli (2014)
Em 2013, o aumento das tarifas do transporte público gerou uma série de manifestações sem precedentes nas principais capitais do país.
Neste documentário, que fora disponível através da internet, o diretor nos mostra quais foram os movimentos e as pessoas por trás de todas aquelas manifestações e as principais causas de tudo aquilo ter acontecido.
O movimento iniciou-se em São Paulo, por isso o filme também retrata a vida dos estudantes, porque eles foram os pioneiros dessa revolta, e todas as reivindicações que foram feitas na época.
filme ainda aborda a famosa frase que não é só pelos 20 centavos, mas também faz reflexões sobre o futuro da política brasileira no futuro e acerta em alguns pontos.
7 – Amazônia eterna, Belisário Franca (2014)
Neste filme, somos apresentados a uma nova visão e abordagem sobre o uso sustentável da Floresta Amazônica.
Várias pessoas, dente elas empresários, ambientalistas e moradores locais, falam da sua relação com um dos maiores patrimônios naturais brasileiros e de todo o planeta, além de discutirem as soluções para os dilemas da região.
documentário também apresenta novas experiências bem-sucedidas que comprovam a possibilidade da Amazônia se desenvolver economicamente sem que seu ecossistema seja afetado ou comprometido.
8 – Quebrando o tabu, Fernando Grostein Andrade e Cosmo Feilding-Mellen (2011)
documentário Quebrando o tabu aborda uma temática bem polêmica: a descriminalização da maconha e mostrar como o combate às drogas não tem efeito.
Neste filme podemos ouvir as opiniões de diversos especialistas e analisarmos todas as situações de ambos os lados da história, as pessoas que são a favor e as que são contra.
É interessante ter como um idealizador do documentário o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda mais quando se trata de um tabu.
filme também parte para a parte documental e apresenta dados para pensar mais sobre o assunto e perceber que a guerra contra as drogas está perdida.
9 – Lixo extraordinário, Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley (2011)
Lixo extraordinário é um documentário premiado e reconhecido internacionalmente, até mesmo fora um dos pré-selecionados para essa categoria no Oscar 2011.
filme relata a forma de vida e a obra do famoso artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado nos Estados Unidos, e sua ligação com o lixo.
filme fica interessantíssimo quando chegamos ao maior aterro sanitário da América Latina e passamos a conhecer de perto com tudo que as pessoas que trabalham com o lixo vivenciam diariamente ao mesmo tempo em que nos maravilhamos com os materiais usados pelo artista e a concepção de sua arte.
10 – O sal da terra, Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (2015)
Neste documentário passamos a conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, através de suas fotografias.
O retrato do artista apresentado pelo filme é muito pessoal, raro e tocante, que nos faz perceber como é o verdadeiro amor à profissão e ver a fotografia como uma arte.
A condução da narrativa do documentário passa por diversos cenários, muitos deles brasileiros, e remontam fatos e lugares históricos através da obra do fotógrafo brasileiro.
Sal da Terra é outra grande obra das produções cinematográficas brasileiras, premiada internacionalmente e indicada ao Oscar 2015 nessa categoria.
Aproveitem, até a próxima!
Olá, leitores!
Separamos uma lista de 10 documentários brasileiros com as mais variadas temáticas para todos aqueles que adoram esse tipo de produção.
A lista a seguir fora selecionada entre os documentários que receberam mais premiações e destaque no meio cinematográfico nos últimos anos.
Esperamos que gostem, aproveitem!
1 – Segredos da tribo, José Padilha (2010)
documentário Segredos da Tribo é um filme polêmico, pois retrata a influência de pessoas externas (fora das tribos) em comunidades indígenas da Floresta Amazônica.
Na verdade, temos a visão dos dois lados, os estudos e as ajudas que as tribos indígenas recebem de pesquisadores, ONG’S e antropólogos. O documentário relata esses dois lados, o lado bom e o ruim da influência do “homem” nas tribos.
A temática é polêmica devido a dualidade da questão: enquanto alguns exercem excelentes trabalhos de ajuda e consideram esse trabalho de extrema importância, outros criticam tais influências externas e dizem que existem muita sujeira por trás desses trabalhos humanitários.
Vários relatos de prostituição, pedofilia e uso de cobaias humanas dentre as acusações presentes no documentário.
vitoria-regia
2 – O dia que durou 21 anos, Camilo Tavares (2013)
A temática deste documentário é bem intrigante, apesar de se tratar da ditadura militar que ocorreu no Brasil, a temática foge do comum ao relacionar a influência norte-americana no golpe militar brasileiro.
filme analisa alguns documentos históricos para corroborar suas ideias, além disso, várias informações interessantes são passadas através de um ritmo cinematográfico acelerado e empolgante.
documentário também chama à atenção devido à linguagem empregada em sua construção, o uso de fotografias, documentos, imagens animadas, depoimentos empolgantes e uma trilha sonora eletrizante, faz com que ele se pareça com um filme de espionagem.
3 – Entre a luz e a sombra, Luciana Burlamaqui (2009)
Neste documentário, somos levados para dentro de presídios e instituições para menores infratores e nos deparamos com uma realidade que muitos desconhecem: o mundo carcerário.
Através de relatos de presidiários, familiares e amigos, descobrimos um pouco mais sobre como é viver na prisão.
Várias questões são abordadas através do filme, assuntos recentes como a maioridade penal e a necessidade de uma reforma em nosso sistema carcerário.
Porém, a temática do documentário em si não é essa, o foco principal são ashistórias das pessoas, e por mais que haja muito pré-conceito, existem sim relatos extraordinários.
4 – Dzi Croquettes, Tatiana Issa e Raphael Alvarez (2010)
Dzi croquettes pode ser classificado como filme biográfico/documentário/drama, pois é impossível não se emocionar com a história dessa trupe de teatro.
Apesar do filme ser gravado em forma de documentário biográfico, com depoimentos e fatos sobre a trupe ao decorrer da história, também é possível se divertir com as cenas simuladas por um elenco de estrelas.
Com homens usando roupas femininas, o Dzi Croquettes fora um sucesso nos anos 70, em meio a ditadura militar, a trupe fazia uma militância artística contra o golpe.
5 – Sou feia mais tô na moda, Denise Garcia (2005)
Sou feia mas tô na moda é um documentário que nos leva a conhecer a históricado funk carioca e a importância das mulheres nesse movimento.
Durante um ano, a diretora percorreu os bailes funks cariocas a captar histórias ao mesmo tempo em que apresentava as tradições dessa cultura popular aos telespectadores.
filme é importante por mostrar que o movimento feminista sempre esteve ativo, mesmo quando não possuía tanto destaque como nos dias de hoje, além de mostrar e desmitificar o preconceito desse estilo musical.
Por mais que não goste de funk, vale a pena assistir para entender o outro lado dahistória e perceber que cultura é tudo aquilo que o povo consome e não coisas pré-determinadas pela sociedade como uma atividade culta ou de elite.
6 – Sob vinte centavos, Tiago Tambelli (2014)
Em 2013, o aumento das tarifas do transporte público gerou uma série de manifestações sem precedentes nas principais capitais do país.
Neste documentário, que fora disponível através da internet, o diretor nos mostra quais foram os movimentos e as pessoas por trás de todas aquelas manifestações e as principais causas de tudo aquilo ter acontecido.
O movimento iniciou-se em São Paulo, por isso o filme também retrata a vida dos estudantes, porque eles foram os pioneiros dessa revolta, e todas as reivindicações que foram feitas na época.
filme ainda aborda a famosa frase que não é só pelos 20 centavos, mas também faz reflexões sobre o futuro da política brasileira no futuro e acerta em alguns pontos.
manifestantes-silhuetas
7 – Amazônia eterna, Belisário Franca (2014)
Neste filme, somos apresentados a uma nova visão e abordagem sobre o uso sustentável da Floresta Amazônica.
Várias pessoas, dente elas empresários, ambientalistas e moradores locais, falam da sua relação com um dos maiores patrimônios naturais brasileiros e de todo o planeta, além de discutirem as soluções para os dilemas da região.
documentário também apresenta novas experiências bem-sucedidas que comprovam a possibilidade da Amazônia se desenvolver economicamente sem que seu ecossistema seja afetado ou comprometido.
8 – Quebrando o tabu, Fernando Grostein Andrade e Cosmo Feilding-Mellen (2011)
documentário Quebrando o tabu aborda uma temática bem polêmica: a descriminalização da maconha e mostrar como o combate às drogas não tem efeito.
Neste filme podemos ouvir as opiniões de diversos especialistas e analisarmos todas as situações de ambos os lados da história, as pessoas que são a favor e as que são contra.
É interessante ter como um idealizador do documentário o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda mais quando se trata de um tabu.
filme também parte para a parte documental e apresenta dados para pensar mais sobre o assunto e perceber que a guerra contra as drogas está perdida.
9 – Lixo extraordinário, Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley (2011)
Lixo extraordinário é um documentário premiado e reconhecido internacionalmente, até mesmo fora um dos pré-selecionados para essa categoria no Oscar 2011.
filme relata a forma de vida e a obra do famoso artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado nos Estados Unidos, e sua ligação com o lixo.
filme fica interessantíssimo quando chegamos ao maior aterro sanitário da América Latina e passamos a conhecer de perto com tudo que as pessoas que trabalham com o lixo vivenciam diariamente ao mesmo tempo em que nos maravilhamos com os materiais usados pelo artista e a concepção de sua arte.
10 – O sal da terra, Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (2015)
Neste documentário passamos a conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, através de suas fotografias.
O retrato do artista apresentado pelo filme é muito pessoal, raro e tocante, que nos faz perceber como é o verdadeiro amor à profissão e ver a fotografia como uma arte.
A condução da narrativa do documentário passa por diversos cenários, muitos deles brasileiros, e remontam fatos e lugares históricos através da obra do fotógrafo brasileiro.
Sal da Terra é outra grande obra das produções cinematográficas brasileiras, premiada internacionalmente e indicada ao Oscar 2015 nessa categoria.
Aproveitem, até a próxima!