sábado, 14 de maio de 2016

Biblioteca Digital Mundial reúne acervo desde 8 mil a.C

Já imaginaram ter acesso a materiais que datam de milhares de anos atrás? Qual as semelhanças entre os antigos e os novos conteúdos? Seja qual for sua necessidade, a dica é aBiblioteca Digital Mundial que reúne um acervo de 8 mil anos a.C. até os dias atuais.
Não importa com o que vocêtrabalha ou estuda, este site vai te ajudar em qualquer área do conhecimento que você precise adquirir mais informações. Conheça, guarde e divirta-se.

Biblioteca Digital Mundial

Descrita como uma biblioteca digital multilinguística, que oferece acesso livre atesouros culturais de livrarias e museus ao redor do mundo, a Biblioteca Digital Mundial permite a pesquisa por mais de 13 mil documentos, vindos de 193 países, de períodos que variam entre 8.000 a.C. e 2000 d.C.
São materiais como mapas, documentos, fotografias, livros, manuscritos, obras de arte, panfletos, revistas e outras publicações, todos são digitalizados e perfeitamente catalogados com todas as informações essenciais de cada arquivo.
Exemplos de materiais encontrados na Biblioteca Digital Mundial:
  • A Maldição de Ártemis, um dos mais antigos documentos gregos em papiro. 350 a.C.
  • Fotografia da Princesa Isabel, tirada por Joaquim José Pacheco em 1883
  • Retrato do poeta americano Walt Whitman, tirado por W. Curtis Taylor em 1877
  • Mapa do Brasil, feito por John Rapkin em 1851
  • Elvis Presley e o presidente americano Richard Nixon (1970), em retrato tirado pelo fotografo oficial da Casa Branca
  • Mapa do estado da Bahia, de 1630, feito por Henricus Hondius, cartógrafo holandês
  • Constituição da Índia, de 1950

Como pesquisar na Biblioteca Digital Mundial

livros-que-formam-um-tornado
As opções de pesquisa são diversas e não tem como não achar o que quer. É possível explorar o acervo da Biblioteca Digital Mundial por lugar, período, tópico, tipo de item, idioma e instituição.
Outro meio de caminhar por seus corredores virtuais é por linhas cronológicas, divididas em História dos Estados Unidos, História Mundial, Livros, Manuscritos, Gravuras e Mapas Chineses e Manuscritos Iluminados da Europa. É possível fazer o download da maioria das imagens, e o acervo de documentos, fotos e mapas sobre o Brasil é vasto.
Com apoio da Livraria do Congresso americano e da Unesco, em parceria com centenas de museus do mundo, a Biblioteca Digital Mundial é um prato cheio para o conhecimento e – por que não – diversão de pesquisadores e curiosos em geral. Éhistória, geografia e cultura da humanidade ao alcance de um clique.
Para saber novidades e curiosidades da Biblioteca Digital Mundial, você podeseguir a Biblioteca no Twitter.
Boas descobertas!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário